Header Ads

test

[Matéria] Folha de Pernambuco


Chega nesta semana às prateleiras os novos CD e DVD ao vivo “Dez Anos de Banda Calypso’’. É o registro de um show que ocorreu em 6 de novembro de 2009, em comemoração do aniversário de dez anos da banda, na área externa do Chevrolet Hall. “É muito bom chegar a esses dez anos’’, comemora o guitarrista Chimbinha. “Nem em sonhos eu imaginava que em tão pouco tempo chegaríamos a vender mais de 10 milhões de discos’’, completa ele.
O lançamento reúne 17 faixas, sendo que o CD está dividido em dois volumes, vendidos separadamente. O disco também marca a estreia do grupo com uma grande gravadora, a Som Livre. “Eles vão ficar encarregados da distribuição’’, aponta o guitarrista Chimbinha. “Mas o Calypso continua uma banda independente’’, assegura. Como não se mexe em time que está ganhando, a atitude de Chimbinha é mais do que coerente. Afinal, nesses dez anos, a banda de Joelma e Chimbinha já vendeu quase 11 milhões de discos.
O Calypso é responsável por um novo modelo de negócio na indústria da música. Enquanto a maioria dos artistas distribui seus discos apenas em lojas, que costumam cobrar cerca de 100% sobre o preço de custo, o Calypso se diferenciou ao distribuir seus álbuns também em camelôs. O que foi uma grande estratégia para cair na boca do povo e atrair cada vez mais público para os seus espetáculos.
Em lojas, pela falta de intermediários na distribuição, a banda consegue manter o preço médio de seus discos em torno de R$ 10, enquanto os DVDs saem por cerca de R$ 18, o que, além de impulsionar o consumo popular, é uma arma poderosa no combate à pirataria. “Afinal, se a diferença no preço é pouca, o consumidor acaba preferindo o disco original’’, diz o guitarrista. Chimbinha garante ainda que esse esquema não vai sofrer alterações graves por causa da adesão à Som Livre. “Vamos manter os mesmos preços’’, avisa. “Estamos abrindo mão de parte dos lucros para garantir que o nosso disco chegue ao máximo de lugares possível’’.
Fonte:Folha de Pernambuco

Nenhum comentário