Header Ads

test

Conexões Urbanas: Calypso, Preta Gil, AfroReggae, Furacão 2000 e Havaianos juntos, na Vila Cruzeiro



Conectar. Esta é a palavra de ordem do Conexões Urbanas. Pessoas, ideias, raças, classes sociais. Todos juntos para quebrar muros invisíveis que contribuem para formar um apartheid social. E dentro deste caldeirão cultural em prol de causas maiores, está o Conexões Urbanas Contra Dengue, fruto da agenda Cultura Antidengue, braço cultural da campanha Rio Contra Dengue Verão 2009/2010, realizada desde 2008 pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae (GCAR), para prevenir e alertar sobre a doença transmitida pelo Aedes aegypti. O Estado do Rio o apresentou um dos melhores índices de queda dos números de casos de dengue no País: mais de 96%.
- Criamos a Cultura Antidengue com a proposta de usar a arte para levar a mensagem sobre as formas de combater à dengue e esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo. Convidamos também os melhores profissionais que existem para falar sobre o assunto, na linguagem da comunidade, e, juntos, estamos conseguindo criar na população a cultura de adotar, não só no verão, mas durante todo o ano, os cuidados necessários para proteger suas casas e famílias – diz o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes.
O próximo Conexões Urbanas Contra a Dengue será no dia 28 de março, na Vila Cruzeiro e levará Calypso, Preta Gil, AfroReggae, Furacão 2000 e Havaianos para tocar a partir das 17h. Apresentado por Priscila Nocetti e Marcello Silva, o evento começa com funk: Furacão 2000 e Havaianos. Depois é a vez de Preta Gil que vai cantar, entre outras, “Sinais de fogo”, “Muito Perigoso” e “Medida do Amor”.
Por volta das 19h é o AfroReggae que sobe ao palco. Seus 21 integrantes mostram seu reggae percussivo, onipresente no ”Erga-se”, terceiro cd de inéditas que será lançado neste semestre, e já conta com o hit “Tempo sem medida”. Para encerrar a noite, Joelma e Chimbinha relembram os sucessos dos 10 anos de carreira do Calypso em um show com cerca de duas horas de duração.
Sobre o Conexões Urbanas:
Esta será a 57ª edição do projeto que leva shows com grande infraestrutura de palco e figurino para as favelas do Rio de Janeiro. Ao longo de seus nove anos já participaram nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Xuxa, O Rappa, Charlie Brown Junior, entre outros. Hoje, Conexões Urbanas virou uma grande plataforma para o AfroReggae que inclui também uma revista, um programa de tv (exibido no Multishow) e cinco programas de rádio.
Sobre a Cultura Antidengue:
Movimentos culturais e esportivos no combate Aedes aegypti, esta é a Cultura Antidengue, da Campanha Rio Contra Dengue Verão 2009/2010. Uma grande conjunto de ações de mobilização popular organizado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), que tem como parceiros o AfroReggae, a Furacão 2000, a Fundição Progresso e o Planet Globe. Entre novembro de 2009 e 11 março deste ano, 1.000.700 pessoas estiveram nos 89 eventos realizados pela Secretaria, em 39 municípios do Estado. A perspectiva é que, até o final desta etapa da campanha, em abril, mais 500 mil pessoas participem das mais de 250 ações programadas.
A edição deste verão apresenta algumas novidades. Uma delas é a tira O Mosquiteiro que mostra o dia a dia de um agente de combate à dengue. As aventuras do personagem, criado exclusivamente para a campanha, podem ser acompanhadas todas as semanas no portal http://www.riocontradengue.com.br/, onde também é possível fazer o download. A reprodução da tira é gratuita. Outras novidades são o concurso Funk da Dengue e as Oficinas de Funk da Dengue, em parceria com a equipe de som Furacão 2000. Os interessados em participar escrevendo letras originais de músicas que tratem do tema podem se inscrever até o dia 31.03, também através do portal da campanha. Até a última quinta-feira, dia 11, já havia 388 inscritos, 144 apenas na capital. O primeiro colocado receberá um laptop, já o segundo e o terceiro irão ganhar, respectivamente, um aparelho de som e um MP4. As três letras serão musicadas pela equipe de som. O objetivo das ações da Sesdec é conscientizar de forma lúdica a população sobre os riscos da doença e a necessidade de se manter ativo no combate ao Aedes aegypti.
Fonte:AfroReggae

Nenhum comentário